sexta-feira, 3 de junho de 2011

Será que Deus é realmente justo?

Bem, antes de apresentarmos uma possível resposta a essa que é uma das principais indagações da humanidade, temos que definir o que é Justiça e o que é Direito!
.
Segundo Aristóteles, o termo justiça denota, ao mesmo tempo, legalidade e igualdade. Assim, justo é
tanto aquele que cumpre a lei (justiça em sentido estrito) quanto aquele que realiza a igualdade (justiça em sentido universal).
.
Para Ulpiano, jurisconsulto romano, "A justiça consiste em dar a cada um o que é seu". Mas para se poder dar a cada um o que é seu, é preciso saber, desde logo, o que pertence a cada um. Ora, o princípio da justiça é invocado, exactamente, para dirimir a disputa entre partes que invocam aquilo que é seu (Direito).
.
O Livro de Jó é o principal livro da Bíblia Sagrada cujo tema central se resume em uma questão bem antiga: “Por que um Deus amoroso e justo permite que seus filhos sofram?”, indagação essa levantada nesse tópico!
.
Em um curto intervalo de tempo Jó perdeu seu negócio, sua riqueza, sua família (com exceção de sua esposa) e, por fim, sua própria saúde. Jó é um livro que deveria ser estudado profundamente por todo aquele que acha que o crente está isento de experimentar coisas ruins em sua vida e que o sofrimento, a doença e a pobreza são sinônimos de falta de fé. No entanto, o tema específico de Jó é a fidelidade, não obstante todo o sofrimento. Neste sentido, o Livro de Jó continua a ser uma pedra de tropeço para os que defendem uma teologia da prosperidade. A ênfase do livro deve ser colocada não no sofrimento de Jó, mas em sua fidelidade em meio a tanta adversidade. 
.
Certa feita Jó indagou a Deus acerca dos seus sofrimentos, o Eterno lhe respondeu isso:“DEPOIS disto o SENHOR respondeu a Jó de um redemoinho, dizendo: Quem é este que escurece o conselho com palavras sem conhecimento? Agora cinge os teus lombos, como homem; e perguntar-te-ei, e tu me ensinarás. Onde estavas tu, quando eu fundava a terra? Faze-mo saber, se tens inteligência. Quem lhe pôs as medidas, se é que o sabes? Ou quem estendeu sobre ela o cordel? Sobre que estão fundadas as suas bases, ou quem assentou a sua pedra de esquina, Quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus jubilavam? Ou quem encerrou o mar com portas, quando este rompeu e saiu da madre; Quando eu pus as nuvens por sua vestidura, e a escuridão por faixa? Quando eu lhe tracei limites, e lhe pus portas e ferrolhos, E disse: Até aqui virás, e não mais adiante, e aqui se parará o orgulho das tuas ondas? Ou desde os teus dias deste ordem à madrugada, ou mostraste à alva o seu lugar; Para que pegasse nas extremidades da terra, e os ímpios fossem sacudidos dela; E se transformasse como o barro sob o selo, e se pusessem como vestidos; E dos ímpios se desvie a sua luz, e o braço altivo se quebrante; Ou entraste tu até às origens do mar, ou passeaste no mais profundo do abismo? Ou descobriram-se-te as portas da morte, ou viste as portas da sombra da morte? Ou com o teu entendimento chegaste às larguras da terra? Faze-mo saber, se sabes tudo isto. Onde está o caminho onde mora a luz? E, quanto às trevas, onde está o seu lugar; Para que as tragas aos seus limites, e para que saibas as veredas da sua casa? De certo tu o sabes, porque já então eras nascido, e por ser grande o número dos teus dias! Ou entraste tu até aos tesouros da neve, e viste os tesouros da saraiva, Que eu retenho até ao tempo da angústia, até ao dia da peleja e da guerra? Onde está o caminho em que se reparte a luz, e se espalha o vento oriental sobre a terra? Quem abriu para a inundação um leito, e um caminho para os relâmpagos dos trovões,...




Para chover sobre a terra, onde não há ninguém, e no deserto, em que não há homem; Para fartar a terra deserta e assolada, e para fazer crescer os renovos da erva? A chuva porventura tem pai? Ou quem gerou as gotas do orvalho? De que ventre procedeu o gelo? E quem gerou a geada do céu? Como debaixo de pedra as águas se endurecem, e a superfície do abismo se congela. Ou poderás tu ajuntar as delícias do Sete-estrelo ou soltar os cordéis do Órion? Ou produzir as constelações a seu tempo, e guiar a Ursa com seus filhos? Sabes tu as ordenanças dos céus, ou podes estabelecer o domínio deles sobre a terra? Ou podes levantar a tua voz até às nuvens, para que a abundância das águas te cubra? Ou mandarás aos raios para que saiam, e te digam: Eis-nos aqui? Quem pôs a sabedoria no íntimo, ou quem deu à mente o entendimento? Quem numerará as nuvens com sabedoria? Ou os odres dos céus, quem os esvaziará, Quando se funde o pó numa massa, e se apegam os torrões uns aos outros? Porventura caçarás tu presa para a leoa, ou saciarás a fome dos filhos dos leões, Quando se agacham nos covis, e estão à espreita nas covas? Quem prepara aos corvos o seu alimento, quando os seus filhotes gritam a Deus e andam vagueando, por não terem o que comer?” (Jó 38:1-41)
.
Deus responde a Jó que foi Ele quem trouxe a existência tudo que existe no Universo, quem criou todas as coisas daquilo que não existia!
.
Recordemos, "A justiça consiste em dar a cada um o que é seu". Mas para se poder dar a cada um o que é seu, é preciso saber, desde logo, o que pertence a cada um. Ora, o princípio da justiça é invocado, exactamente, para dirimir a disputa entre partes que invocam aquilo que é seu (Direito).
.
Deus deixa bem claro a toda criatura que a priori ninguém tem o legítimo direito a nada, haja vista terem recebido pela graça do Eterno tudo que são e possuem, logo, o único direito que uma criatura tem a posteriori “é o de não existir”!



Quando compreendemos isso passaremos a entender que toda forma de vida e tudo que há no Universo são verdadeiros milagres de Deus, pois foram criados daquilo que não existia e estão tendo a oportunidade única de existir. Foi por isso que os Serafins clamavam uns aos outros, dizendo:
.
"... Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória." (Isaías 6:3)
.
E também pela compreensão desse mistério que o Apóstolo Paulo falou essas palavras:
.
"Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim?" (Romanos 9:20)
.
Além de ter criado todo Universo, todas as leis que o regem, todas as coisas que estão nele e todas as condições para que haja vida na Terra, Deus também nos concedeu a oportunidade de existir dando-nos o dom da vida, “... porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem." (Salmos 139:14).
.
O Eterno foi tão maravilhoso e amoroso que ainda nos enviou a Sua Palavra [Viva (Verbo que se fez carne: JESUS CRISTO) e Escrita (Bíblia Sagrada)] para que todo aquele que Nela “... crê não pereça, mas tenha a Vida Eterna." (João 3:16)
.
Não devemos nos deixar levar pelas coisas que acontecem na realidade física, pois ela é temporal, a verdadeira realidade é a espiritual, essa é eterna, veja:
.
"O espírito é o que vivifica, A CARNE PARA NADA APROVEITA; AS PALAVRAS QUE EU VOS DISSE SÃO ESPÍRITO E VIDA." (João 6 : 63)
.
"Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas." (II Coríntios 4:18)



A Verdadeira Justiça de Deus será feita não nessa realidade temporal que estamos vivendo, mas sim na realidade espiritual que nos será apresentada após o Juízo Final:
.
“Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida. Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão. Porque, como o Pai tem a vida em si mesmo, assim deu também ao Filho ter a vida em si mesmo; E deu-lhe o poder de exercer o juízo, porque é o Filho do homem. Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz. E OS QUE FIZERAM O BEM SAIRÃO PARA A RESSURREIÇÃO DA VIDA; E OS QUE FIZERAM O MAL PARA A RESSURREIÇÃO DA CONDENAÇÃO.” (João 5:24-29)



Fonte: http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=104788107&tid=5509396005563428986

Nenhum comentário:

Postar um comentário