terça-feira, 31 de maio de 2011

SÉRIE: História do Cristianismo - Introdução - Parte 1

   A história do cristianismo é uma parte importante da história do mundo. Hoje, um terço da população mundial se autodenomina cristã. São vinte séculos que nos levam a época em que o pouco conhecido Jesus percorria as estradas em poeiradas da Galiléia.

   Deste a morte e ressurreição de Cristo, o cristianismo se tornou uma das mais destacadas fés do mundo. Incontáveis mártires deram suas vidas para difundir o evangelho em cada continente; deslumbrantes obras de arte, arquitetura e música deram expressão aquilo  que só as palavras não podiam comunicar; teólogos e pregadores transmitiram de inúmeras maneiras o significado simples, mas ilimitado da mensagem de Cristo; e os reformadores lutaram zelosamente para assegurar que o núcleo das crenças cristãs não se perdesse nas convicções de um indivíduo ou instituição.
    Durante três séculos, a Igreja primitiva enfrentou ataques externos, perseguições, cismas e heresias. Começando por Nero, gerações de imperadores romanos empreenderam esporádicas perseguições aos cristãos. Apesar disso, estabeleceu-se um modelo de governo eclesiástico, chefiado por bispo, presbíteros e diáconos. Entre os bispos de destacavam os de Antioquia, Alexandria e, sobretudo, Roma.
    No início da Idade Média, A Igreja resistiu as ameaças das invasões bárbaras e á  ascensão do Islã. Um cisma em 1054 separou as partes ocidental e oriental da Igreja Cristã Ortodoxa, que mais tarde ficaram conhecidas como Igreja Católica e Igreja Ortodoxa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário